Este é o Joe, uma filhotão de urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), que ainda estava aprendendo a voar quando foi atacado por algum predador que por fim acabou desistindo e deixando-o com algumas lesões.
Uma de suas lesões foi a fratura em uma das patas, que o impossibilitava de pegar o impulso para continuar a aprender a voar, então ele precisaria de alguns cuidados especiais, e eu o pequei para fazer os curativos. Apesar de enfermos animais silvestres continuam sendo perigosos, então com muita atenção e cuidado o pequei e o levei para casa, logicamente acompanhado de varias bicadas potentes.
Além da fratura em uma de suas patas ele apresentava várias marcas de mordidas e arranhões. Todos os curativos foram feitos com muito cuidado e a sua pata foi imobilizada durante 5 semanas, sempre muito bem alimentado.
No começo da 6° vendo que ele já estava se locomovendo bem e sempre treinando seu voo fiz a ultima alimentação bem reforçada, retirei os curativos e o levei para fora , em questão de segundo ele saiu voando.
Hoje depois de 5 meses ele continua vindo no sitio, atualmente mas arisco acompanhado de seu/sua companheiro(a) que já planejam seus ninho em um barranco. Ele infelizmente não se recuperou 100% pois notei que ainda anda mancando, mas se locomove muito bem e voa melhor ainda.
Existe um certo preconceito ignorante em relação a esta ave por falta de conhecimentos, por sua vez infelizmente levam fama de sujas e nojentas, mas o que todos precisamos saber é que está ave como todo ser tem sua importância para o ecossistema. Os Urubus são responsável por eliminar carcaças do ecossistema e tudo isto é possível graças a seu sistema digestivo contendo ácidos estomacal muito potente que é capaz de digerir nervos e e ossos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário